Remedio Caseiro Para Cistite Intersticial

Também conhecida como síndrome da bexiga dolorosa, a cistite intersticial é uma condição crônica que causa inflamação nas camadas musculares da bexiga. A condição afeta mais de 12 milhões de pessoas no Brasil, de acordo com a Associação de Cistite Intersticial.

Devido à inflamação, ocorre a pressão da bexiga, a dor da bexiga e às vezes a dor pélvica. Dependendo da gravidade da condição, a dor pode variar de leve a grave. A pressão da bexiga faz você urinar com mais freqüência e com menores volumes de urina do que a maioria das pessoas.

Os sinais e sintomas da cistite intersticial variam de pessoa para pessoa. No entanto, a queima periódica de sintomas pode ser notada em resposta a gatilhos comuns, como a menstruação, sentado durante muito tempo, estresse, exercício e atividade sexual.

Além disso, os sintomas podem piorar se você tiver cistite intersticial e obter uma infecção do trato urinário (UTI) .

A causa exata da cistite intersticial não é conhecida, mas certos fatores aumentam o risco de ter esse problema.

O primeiro fator de risco é o seu gênero. É mais comum em mulheres do que em homens. As pessoas que têm pele clara e aqueles com mais de 30 anos de idade também são mais propensas à condição.

Outros fatores de risco incluem traumatismo no revestimento da bexiga, músculos debilitados ou disfuncionais do assoalho pélvico, infecções bacterianas recorrentes, distúrbios auto imunes e distúrbios da dor crônica, como síndrome do intestino irritável ou fibromialgia .

É importante tratar a cistite intersticial ou pode causar outras complicações, incluindo redução da capacidade da bexiga, menor qualidade de vida, baixa vida sexual, distúrbios do sono e estresse emocional.

Felizmente, existem muitos remédios caseiros e mudanças de estilo de vida que podem ajudar a tratar o problema e melhorar os sintomas.

Para as mulheres que sofrem de falta desejo sexual, é recomendado fazer o uso do tesão de vaca que é um estimulante sexual totalmente natural feminino em gota.

Aqui estão os 10 principais remédios caseiros para a cistite intersticial (IC).

1. Compressa quente

Aplicar uma compressa quente em sua bexiga é um tratamento muito simples e eficaz para reduzir o inchaço na bexiga, que é um sintoma comum de IC.

Quando a dor é da parede da bexiga, uma compressa quente também ajudará a reduzir os espasmos musculares.

  1. Enrole um pano fino em torno de um saco de água quente.
  2. Aplique a compressa nos músculos do assoalho pélvico por 5 minutos.
  3. Dê uma pausa de 5 minutos e repita novamente.
  4. Faça isso por 20 minutos.
  5. Repita 2 ou 3 vezes ao dia, ou sempre que sentir dor na bexiga e nas áreas pélvicas.

2. Bicarbonato de sódio

Bicarbonato de sódio é um remédio caseiro muito eficaz para IC. Sendo alcalino, isso ajuda a reduzir o nível de ácido do corpo. Isso ajuda a aliviar a sensação de queimação e outros sintomas de IC.

O bicarbonato de sódio também reduz o risco de UTIs.

Um estudo de 2017 publicado em Revisões em Urologia informa que a alcalinização urinária com bicarbonato de sódio ou citrato de potássio tem sido um tratamento eficaz para muitos pacientes IC  .

  • Basta misturar ½ a 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água e beber 2 ou 3 vezes ao dia.
  • Além disso, prepare um bicarbonato de sódio, misturando 1 xícara de bicarbonato de sódio em uma banheira cheia de água morna. Mergulhe seu corpo por 10 minutos. Faça isso uma vez por dia.

3. Vinagre De Cidra De Maçã

O vinagre de cidra de maçã é altamente benéfico para a saúde da bexiga. Isso ajuda a remover toxinas do seu corpo e manter a função da bexiga corretamente. O vinagre de cidra de maçã também ajuda a manter o nível de pH do corpo equilibrado.

Além disso, ajuda a prevenir infecções urinárias, o que pode piorar os sintomas da IC.

  1. Misture 1 a 2 colheres de chá de vinagre de cidra de maçã, sem filtrar, em um copo de água.
  2. Adicione um pouco de mel cru.
  3. Beba duas vezes ao dia até que seus sintomas melhorem.

4. Exercícios do assoalho pélvico

Exercitar seus músculos do assoalho pélvico pode ser uma maneira útil de controlar os sintomas IC. Isso ajuda a melhorar o controle da bexiga e reduzir a urgência da urina.

O exercício é algo que as mulheres podem fazer sozinhas para melhorar seu senso de controle. Isso, por sua vez, também ajuda com os sintomas emocionais.

Antes de começar o exercício, você precisa localizar seus músculos de Kegel. Eles são os músculos que você usa para parar o fluxo de urina ao urinar.

  1. Sente-se em um lugar calmo.
  2. Contraem os músculos de Kegel por 5 segundos, enquanto respiram normalmente.
  3. Relaxe por 5 segundos, depois repita a contração muscular.
  4. Repita 10 a 20 vezes por sessão.
  5. Faça pelo menos 3 sessões por dia.

Certifique-se de esvaziar sua bexiga antes de começar os exercícios.

5. Ingestão de água

Mesmo se você tiver o desejo de urinar com mais freqüência quando sofre de IC, não cometa o erro de beber menos água.

Na verdade, você precisa aumentar sua ingestão de água . A água potável pode ajudar a se livrar de algumas toxinas do seu corpo. Além disso, a ingestão regular de água ajudará a reduzir a inflamação e reduzir o nível de ácidos em sua urina.

Para minimizar a urgência e a frequência para urinar, tente beber água pura ao longo do dia em vez de beber um copo ou dois de água ao mesmo tempo.

Juntamente com a água, beber sucos de frutas e vegetais, assim como, sopas ou caldos regularmente para aumentar a ingestão de líquidos.

6. Parar de fumar

Fumar é extremamente ruim para a saúde da bexiga.

Os produtos químicos prejudiciais nos cigarros podem piorar os sintomas IC e irritar a bexiga. Pode aumentar o risco de UTIs, o que pode piorar os sintomas e tornar o tratamento mais difícil.

Um estudo de 2017 publicado na Urologia européia analisou os sintomas IC em 981 mulheres, aproximadamente 31 por cento dos quais na faixa etária de 20 a 59 anos eram fumantes. Esse grupo teve a maior prevalência de sintomas IC mais graves.

Outro estudo publicado em Physiological Reports em 2017 revelou um possível mecanismo subjacente aos sintomas de IC exacerbados pelo tabagismo e fornece possíveis alvos terapêuticos para serem explorados.

7. Cúrcuma

A cúrcuma é benéfica para muitas doenças , incluindo IC. A curcumina composta na açafrão é de natureza anti-inflamatória, portanto, ajuda a reduzir a inflamação na bexiga. Isso, por sua vez, ajuda a reduzir outros sintomas relacionados ao IC.

Além disso, a açafrão possui propriedades antimicrobianas e reduz o risco de UTIs.

  • Inclua açafrão em sua cozinha adicionando-a ao seu leite, curry ou sopa.
  • Você pode tomar suplementos de curcumina para ajudar a reduzir a inflamação no corpo. Para a dosagem correta, consulte o seu médico.

8. Evite disparadores de alimentos

Quando sofre de IC, é importante mudar sua dieta e evitar gatilhos que possam piorar seus sintomas.

Certos alimentos podem levar a mais dor e também irritar a bexiga, tornando a sua condição ainda pior.

Alguns gatilhos alimentares comuns são alimentos picantes, café, chocolate, frutas (especialmente cítricas), tomates e alimentos em conserva, qualquer coisa com cafeína, bebidas carbonatadas e álcool. Os edulcorantes artificiais podem agravar os sintomas em algumas pessoas.

Eliminar ou reduzir esses alimentos na sua dieta pode ajudar a melhorar seus sintomas.

9. Gerenciamento de estresse

Enquanto o estresse não é uma causa de IC, ele pode fazer seus sintomas se acenderem e desencadear inflamação no corpo. Portanto, para ajudar a gerenciar os sintomas de IC e evitar que eles pioram, é importante reduzir seus níveis de estresse .

Para reduzir o estresse, faça algo relaxante todos os dias. Meditação, exercício leve, escute música suave ou mesmo uma sessão de natação pode ajudar a combater o estresse. Na verdade, você pode fazer qualquer coisa que você ache relaxante.

10. Acupuntura

Uma forma de medicina tradicional chinesa, a acupuntura pode ajudar a reduzir os sintomas de IC ao fortalecer o sistema urinário e melhorar o funcionamento da bexiga.

Durante uma sessão de acupuntura, um praticante coloca inúmeras agulhas finas em sua pele em pontos específicos do seu corpo. Isso ajuda a aliviar a dor e outros sintomas reequilibrando o fluxo de energia em seu corpo.

A acupuntura também aumenta a atividade dos analgésicos naturais do seu corpo.

Obtenha seu tratamento de acupuntura feito somente por um acupunturista qualificado.

Dicas adicionais:

  • Manter uma rotina de exercícios regulares pode ajudá-lo a gerenciar seus sintomas.
  • Opte por treinamento de bexiga que envolve urinar por tempo – indo ao banheiro de acordo com o relógio, em vez de esperar pela necessidade de ir.
  • Urinar com freqüência para reduzir o risco de infecções da bexiga, bem como problemas renais.
  • Use roupas soltas e evite cintos ou roupas que exercem pressão sobre o seu abdômen.
  • Manter uma boa higiene. É importante para sua bexiga, bem como para sua saúde geral.
  • Não use duchas, sabões ou desodorantes na área vaginal.
  • Mantenha seu banheiro limpo e evite usar banheiros sujos ou sanitários públicos.
  • Evite ficar em um traje de banho molhado por um longo período de tempo.
This entry was posted in Tudo Sobre Saúde. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *